Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os autores estão convidados a fazer uma submissão a esta revista. Todas as submissões serão avaliadas por um editor para determinar se atendem aos objetivos e escopo desta revista. Aqueles considerados adequados serão enviados para avaliação por pares antes de determinar se serão aceitos ou rejeitados.

Antes de fazer uma submissão, os autores são responsáveis por obter permissão para publicar qualquer material incluído na submissão, como fotos, documentos e conjuntos de dados. Todos os autores identificados na submissão devem consentir em ser identificados como autores. Onde apropriado, a pesquisa deve ser aprovada por um comitê de ética apropriado de acordo com os requisitos legais do país do estudo.

Um editor pode rejeitar uma submissão se ela não atender aos padrões mínimos de qualidade. Antes de submeter, certifique-se de que o desenho do estudo e o argumento da pesquisa estejam estruturados e articulados adequadamente. O título deve ser conciso e o resumo deve ser autossuficiente. Isso aumentará a probabilidade dos avaliadores concordarem em avaliar o artigo. Quando estiver satisfeito de que sua submissão atende a esse padrão, siga a lista de verificação abaixo para preparar sua submissão.

Premissas Gerais:

  1. Os artigos devem ser inéditos, não tendo sido publicado de forma impressa ou eletrônica. A comprovação de ineditismo é de responsabilidade do(s) autor(es).
    Serão aceitos artigos publicados em português, inglês, espanhol ou francês.
  2. A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição aos tópicos indicados em seu escopo e à linha editorial da revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
  3. Além de artigos científicos, a revista também publica resenhas, relatos de experiências e estudos de caso.
  4. Os artigos devem ter no mínimo 40 mil e no máximo 70 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas [13 a 20 páginas], as notas, o título, o resumo, as palavras-chave nos três idiomas (português, inglês e espanhol; e francês, no caso do artigo original ser do mesmo idioma) e os dados de autoria (contar com Ferramentas do processador de textos – Microsoft Word ou LibreOffice por exemplo).
  5. As Resenhas não devem ultrapassar 10 mil caracteres. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos.
  6. Textos que tratem de reflexões fundamentadas sobre teorias e práticas, posicionamentos e discussões relevantes e atuais ou que debatam algum assunto, com defesa de posicionamentos [relatos de experiência e estudos de caso], poderão ser publicados na seção Espaço Aberto. Neste caso, os textos devem ter entre 30 - 50 mil caracteres e atender aos demais requisitos dos artigos.
  7. Dúvidas e sugestões devem ser enviadas para: editorial@faculdadefcus.com.br.
  8. O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Multidisciplinar de Ciências Gerais in FOCUS.

Clique aqui para baixar o template padrão para ser utilizado. Serão aceitos somente arquivos que estejam em conformidade com o padrão especificado.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Todos os artigos poderão ser escritos nas línguas: português, inglês, espanhol e francês, a partir do acordo ortográfico correspondente com a atualidade.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • URLs para as referências devem ser informadas quando possível.
  • Os textos devem estar em conformidade com as normas ABNT (NBR 6023/2018), seguindo os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos, abaixo, em Diretrizes para Autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre o Periódico.
  • Todos os autores precisam estar cadastrados na revista e possuir ORCID.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.