Edições anteriores

  • Educação e Novas Tecnologias Educacionais
    v. 1 n. 1 (2024)

    A edição inaugural da Revista Multidisciplinar de Ciências Gerais in Focus, além de ser representativa de um processo estimulante e revolucional no fazer pedagógico e constituinte da ciência acadêmica, desenvolve-se a partir da reflexão de importantes autores, expoentes do saber e conhecimento multiprismático institucional. Nesta ótica, sua trilha de conhecimento periódico, far-se-á pautada em reflexões que emergem das reverberações individuais e coletivas, tendo na “Educação e Novas Tecnologias Educacionais”, sua chave-mestra e linha de abordagem. Ainda nisso, há de se perceber na construção alinhavada de seus artigos, a multidisciplinaridade que tanto abrange, quanto cruza as práticas, os saberes e as dinâmicas do aluno e para o aluno!

    Não obstante, ainda que as construções texto a texto tenham se forjado pelo estimulo do docente em contato com o meio, serviram, diametralmente, como “motor” que contrai suas ideias e, avalia por meio do “canal” de passagem, o efeito que isso causará na formação á devir.  Aquele mesmo devir – para Aristóteles - que o assombra e o instiga. É um processo complexo, sem dúvida, e aciona o desconforto necessário para não ser apenas o “estar”, mas o “ser” aprendiz em conjunto com seu aluno e com a comunidade acadêmica. Estamos felizes e honrados em lhe ter por aqui!

    Boa leitura!

  • Pesquisa e Ciência em Desenvolvimento na Educação Profissional
    v. 2 n. 1 (2024)

    A segunda edição da Revista Multidisciplinar de Ciências Gerais in Focus, avança na construção de uma abordagem reflexiva e vinculante de artífices teóricos aplicados nas múltiplas realidades práticas e ricas ao âmbito profissional. Nesse contexto, o pensamento se forma, no usufruto de recursos em pesquisa e ciência que lhe cerca tanto de consciência mercadológica, em diversos setores, quanto na capacidade cada vez mais acurada de experimentar de novidades situacionais, na composição de novos princípios de pensamento e formações que evidenciem o dia a dia contribuinte para educação no mundo contemporâneo. Na atmosfera da “Pesquisa e Ciência em Desenvolvimento da Educação Profissional”, construir uma abordagem corrente e ao mesmo tempo racional, que deságüe em capacidades decisórias e processuais mais equilibradas e conscientes das variantes culturais, filosóficas, dogmáticas, históricas e econômicas que construíram, ao longo do tempo cada pessoa e cada comunidade, é o ponto central deste volume.

    Nesse percalço, nosso ímpeto estreita-se na possibilidade compartilhada de prover “[...] um rio de fluências e virtús”, capazes de performar, em nossos alunos, a curiosidade necessária para composição de pesquisas agregadas e imprescindíveis forjadoras de nossa identidade periódica! Por fim, tal como substanciado por Carlos Drummond de Andrade, não nos cabe, enquanto seres pensantes, sequer um traço de apequenamento que justifique ou barganhe os aspectos fugazes dos desinteresses conceituais e das disinergias orgânicas.. O que vale, de veras, é o olhar ilimitado e a mente célere de quem anseia estar e ser a máquina do mundo. Estamos felizes e honrados em seguir com você por aqui!..

  • Saúde e Educação em Sociedade
    v. 3 n. 1 (2024)

    A terceira edição da Revista Multidisciplinar de Ciências Gerais in Focus mergulha na convergência de dois alicerces fundamentais para a humanidade: saúde e educação. Este volume, intitulado “Saúde e Educação em Sociedade”, propõe-se a articular reflexões que permeiam os desafios e as potencialidades de integrar esses campos no cerne das dinâmicas sociais, culturais e científicas que moldam o presente.
    No entrelaçar desses temas, avoluma-se a compreensão de que saúde e educação não se limitam a suas conceituações tradicionais, mas ampliam-se em horizontes multifacetados. São forças que, ao interagirem, constroem pontes entre a consciência individual e coletiva, entre o saber técnico e o afeto humano. Essa integração, sustentada por práticas reflexivas, traduz-se em diálogos mais profundos, no usufruto de pesquisas que transcendem paradigmas e na implementação de soluções capazes de promover transformações duradouras e sustentáveis.
    Nesta atmosfera de encontros, o volume nos convida a refletir sobre como a saúde pode ser educativa e tecnológica e como a educação, por sua vez, tem o potencial de ser transformadora tanto na vida quanto na trajetória social. É nessa complementaridade que se forma o pensamento crítico e sensível, sustentado por narrativas que contemplam as influências culturais, históricas e econômicas que forjaram nossas sociedades.
    O percurso é transformador, tal como reverberado por Paulo Freire; sinérgico á Nelson Mandela “[...] onde educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante, ao mesmo tempo em que se constitui como arma das mais poderosas, capaz de mudar o mundo..” Não obstante, saúde não ocupa-se em ausentar a doença, mas no reconhecimento da integralidade do ser... Assim, Oliver Sacks gera-nos a inflexão saúde-educação = liberdade.. in Focus. 
    Tal como inspirado pela poética libertária de Sartre e Beauvoir: ..daquilo que faço com aquilo que fora feito de mim; na qual a nós não cabe o estreitamento das possibilidades ou a aceitação de um horizonte limitado, mas o reflexo da vida, assumindo um olhar ampliado e a inquietação intelectual que nos move em direção ao novo, ao possível, ao humano.
    Estamos honrados em compartilhar este volume com você, estimado leitor, e desejamos que ele seja uma inspiração em sua trajetória pessoal e profissional. Boa leitura!

  • O Trabalho com Projetos na Educação à Distância
    2024

    A dinâmica da sociedade, na contemporaneidade, é cada vez mais intensamente mediada pela capacidade de exercitar o planejamento e execução em projetos, de forma a perfazê-los por maneira assertiva e resolutiva, buscando providenciar melhores desfechos, quer seja para uma pessoa, ou um coletivo muito maior. Não obstante, ao longo do tempo, a idéia de projeto foi revisitada, tratando de exemplificar as características e propriedades de cada local, tradições, interfaces culturais, modelos relacionais e tantos outros elementos capazes de diferenciar e/ou aproximar seus prismas e parâmetros de observação. Nisso, as atividades de comunicação representam a dimensão mais expressiva para o regulamento da sociedade e, em última via, para a instrumentalização da capacidade de interagir de forma organizada e funcional.

    O emolduramento supracitado integra os propósitos de aprendizagem inerentes ao ser humano, em suas múltiplas e inexoráveis capacidades de ser e existir, validando-se por meio de seu reconhecimento pelo outro, bem como por sua avidez em termos de pertencimento e consolidação como agente participante de tribos e ciclos. Dessa forma, a combinação de seus propósitos filosóficos, saudáveis, financeiros e outros, define sua condição humana complexa, sujeita a constantes recomposições, desconstruções e metamorfoses, tão constantes quanto específicas, ser a ser.

    Para tanto, a ação de conhecer, absorver e evoluir, fez parte de sua constituição desde sua essência, até sua concretude, mesmo que nos mais remotos processos de “ser humanidade”, até a requerente ordem “multifacetada” que cada um de nós precisa desempenhar em um âmbito globalizante e curiosamente versátil. Esse trajeto temporal e historiográfico foi nutrido por ampla capacidade de aprender e ensinar, em um processo tão célere, que beira a simultaneidade. Como instrumentalização da escala evolutiva, agregam-se tecnologias que assumem condutas humanas, limitam a variabilidade de percepções e acabam por esgotar, em muitas ocasiões, a interface biológica-cognitiva, na promessa de uma moeda de troca muito mais sistematicamente produtiva, milimetricamente acurada e capaz de proventos e percepções não sensíveis a nossos próprios olhos. Vigoram-se as inteligências artificiais (I.As)!

    Nesse ponto, se vale a digressão: Nossa obra não retrata/defende a decomposição da evidência humana, bem como não assume a itinerância artificial, mas cuida de assimilar os benefícios de ambas, na resultante da didática educacional, na formação de um modelo de ensino-aprendizagem fluídico, ventilado e atento, e por fim, na avidez contínua das relações como mecanismo de convalidação para um ensino-superior de qualidade e evidência do bem em comum. Essa interpretação deságua em um livro debruçado sobre a perspectiva docente de projetos, como potência-maior da resistência e persistência das relações... inovadoras... fortalecidas e reais do ser humano.. demasiado humano.

    Pensemos projetos e que façamos deles, o veículo que nos conduza em direção ao outro, em aprendizagem para o outro, e sobre a constituição do outro. Cada capítulo navegará nessa via, pela mente de personalidades atentas e críticas em um mundo que requer a troca em pares e anseia por métodos que reassumem a comunicação por horizontes (cri)ativos e inspiradores. Você, que é parte disso, é ponto crucial na triangulação de quem ensina, de quem aprende e do instrumento de conciliação desta atividade. Este livro materializa o projeto de educar por e para o aluno, através da prática e da profunda reflexão. Navegue conosco nessa jornada de construção de conhecimento compartilhado.

     

    Leonardo Moraes Armesto

    Novembro de 2024