A FORMA DE PROVIMENTO PARA O CARGO DE DIRETOR ESCOLAR E O SEU IMPACTO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Palavras-chave:
Educação, Diretor Escolar, Nomeação, Gestão DemocráticaResumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir a relevância da forma de provimento para o cargo de direção e o seu impacto na gestão democrática. De fato, sabe-se que apesar de variadas formas de provimento do cargo, em aproximadamente 70% dos municípios brasileiros se dá por simples nomeação, de acordo com o IBGE. Sob esta ótica, é possível que tais nomeações se deem de forma arbitrária, sem estabelecer requisitos necessários para exercer a função de direção, assim como, podem visar outros interesses, de cunho eleitoral ou pessoal, que visam a reprodução da ideologia dominante. Com efeito, estas nomeações podem comprometer a promoção da gestão democrática. Neste estudo, há uma pesquisa de caráter bibliográfico, com metodologia exploratória, a partir de uma abordagem quantitativa. Os teóricos norteadores deste trabalho são: Paro (2003), Sander (2007), Gadotti (2017), Lück (2009), Althusser (1985), Bordieu (1992) e Vasconcelos (2019). A princípio, expõem-se neste trabalho as atribuições do diretor escolar e competências necessárias para exercer esta função complexa no âmbito educacional. Trata-se de um cargo de liderança e gerenciamento que lida com variadas questões educacionais, pois a gestão escolar abrange aspectos administrativos, financeiros, pedagógicas e jurídicos. Em seguida, discute-se as formas de provimento do gestor escolar e o impacto que estas podem gerar no contexto da gestão democrática e na permanência da hierarquia dominante. Desta forma, há a análise da forma de provimento do gestor escolar e a sua repercussão no contexto da gestão democrática.