DOCÊNCIA DO ENSINO DE ANTROPOLOGIA

Um novo olhar sobre as práticas educacionais

Autores

  • Adelcio Machado Santos Autor

Palavras-chave:

Docência, Antropologia, Práticas educacionais

Resumo

A Antropologia, por contemplar a análise das peculiaridades culturais e sociais dos indivíduos, além de estudar com maior ênfase a sociedade onde ele está inserido, levanta a necessidade de reformular suas teses e percepções sobre o modo do ensino em sua área. Assim, realizou-se uma revisão sistemática da literatura na base de dados Scientific Eletronic Libray Online (SciELO). Os resultados estão apresentados em três categorias: A ciência da Antropologia; Práticas educacionais; Docência do ensino de antropologia: um novo olhar sobre as práticas educacionais. Os profissionais da área da Antropologia vêm enfrentando desafios na área da educação, sob o olhar das novas práticas educacionais. Conclui-se que a educação está influenciada pela globalização, apresentando efeitos diários e diretos na vida dos cidadãos e nas unidades de ensino, fazendo com que as escolas se abram para novos caminhos, debates e discussão em suas práticas.

Biografia do Autor

  • Adelcio Machado Santos

    Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento pela UFSC. Docente, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale Rio do Peixe (Uniarp). Advogado (OAB/SC nº 4912). https://orcid.org.0000-0003396-972X 

Downloads

Publicado

2024-10-03