MÉTODO, METODOLOGIAS E PROJETOS: um estudo ligado ao ensino da gramática

Autores

  • Juan Carlos de Souza Leite Autor

Palavras-chave:

Alfabetização, Gramática, Métodos, Metodologias, Projetos

Resumo

Boa parte da cultura de formação dos professores no Brasil foi construída à margem dos estudos acerca das metodologias de ensino. O momento atual exige, contudo, que isso mude, de tal modo que mais estudos e debates sobre a importância dos métodos, principalmente em relação ao desenvolvimento do conhecimento gramatical, surjam. Por isso, discutir o que é um método, metodologias, seus benefícios para a alfabetização, expor métodos ligados ao processo de ensino da gramática, seus princípios norteadores, fases, é de extrema relevância. Para tanto, este trabalho possui o objetivo de atender a essa demanda relevante da sociedade. O método de pesquisa utilizado foi a revisão bibliográfica de artigos e livros ligados ao tema abordado. Deu-se preferência à utilização de obras de autores especialistas no assunto, como Arthur Gomes de Morais, o qual possui vários livros acerca do ensino da ortografia. Ao final do trabalho, quatro conclusões foram expostas. A primeira é que método é diferente de metodologia. A segunda diz respeito à relevância de ambos os conceitos para a alfabetização. A terceira é que o ensino da gramática está inserido em um sistema próprio. A quarta é que os projetos podem auxiliar na utilização de métodos ligados ao ensino da ortografia.

Downloads

Publicado

2024-10-03