EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E JUSTIÇA SOCIAL: DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO OU REFORÇO DAS DESIGUALDADES?
Palavras-chave:
Eduacação a Distância, Desigualdades Sociais, Democratização do Ensino, PedagogiaResumo
Este artigo, fundamentado na tese de doutorado de Patrícia Paiva Gonçalves Bispo, analisando a Educação a Distância (EaD) como uma modalidade que, ao mesmo tempo em que promove a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, enfrenta limitações que podem perpetuar desigualdades sociais. O curso de Pedagogia, que lidera as matrículas na EaD, é utilizado como eixo central da análise. A partir das contribuições teóricas de Pierre Bourdieu, José Carlos Libâneo e Zygmunt Bauman, discute-se como o capital cultural, o habitus e a lógica mercadológica influenciam a qualidade da formação docente. Por fim, apresentam-se reflexões críticas e caminhos para que a EaD possa cumprir seu potencial transformador.
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Publicado
2024-12-23
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Seção
Artigos