Neurociência aplicada ao ensino de Física: estratégias para identificação de transtornos de aprendizagem (dislexia, disgrafia e discalculia) em alunos da EJA no ensino médio e intervenção proposta utilizando a Programação Neurolinguística (PNL).

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70853/

Palavras-chave:

EJA, Ensino de física, Neurociência, PNL, Transtornos de aprendizagem

Resumo

Este artigo aborda a aplicação da Neurociência na Pesquisa em Ensino de Física, com foco para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio (EM), visando à identificação de transtornos de aprendizagem — dislexia, disgrafia e discalculia — e propondo intervenções pedagógicas baseadas na Programação Neurolinguística (PNL). A proposta da pesquisa é explorar a eficácia da PNL como estratégia pedagógica para facilitar o processo de ensino-aprendizagem de alunos com esses transtornos, promovendo maior inclusão e sucesso acadêmico. O principal objetivo do estudo é analisar como a aplicação de estratégias baseadas na PNL pode contribuir para a identificação precoce dos transtornos de aprendizagem e propor intervenções adequadas que auxiliem professores de Física, especificamente para alunos dessa modalidade de ensino. A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa, com observação direta em sala de aula, aplicação de entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, e análise documental de registros pedagógicos. A pesquisa se apoia na aplicação de um programa de Ensino de Física com técnicas de PNL adaptadas às necessidades dos alunos com dislexia, disgrafia e discalculia. Os resultados observados incluem a identificação de sinais precoces dos transtornos de aprendizagem em alunos da EJA e a verificação da eficácia da PNL como ferramenta de intervenção pedagógica. Espera-se também uma melhora no desempenho dos alunos nas disciplinas de Física após a implementação das estratégias sugeridas.

Downloads

Publicado

2025-06-26