Projetos na Educação: uma revisão conceitual

Autores

  • Sérgio de Oliveira Miguel Autor

DOI:

https://doi.org/10.70853/

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em projeto (ABP), Metodologias Ativas, aluno protagonista, atividade colaborativa

Resumo

Este artigo aborda a relevância das metodologias ativas, com ênfase na aprendizagem baseada em projetos (ABP), como estratégias inovadoras para promover um ensino mais engajado e efetivo. A ABP estimula a participação ativa dos alunos, desenvolve habilidades críticas e prepara os estudantes para enfrentar desafios reais. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) promove o protagonismo do aluno, permitindo que ele atue ativamente na construção do conhecimento. Essa abordagem integra os princípios da aprendizagem ativa e colaborativa, que envolvem o trabalho em grupo, a troca de ideias e a solução conjunta de problemas. A colaboração é essencial no processo de aprendizagem, pois estimula habilidades sociais e cognitivas, fortalecendo o pensamento crítico e a autonomia. A aprendizagem ativa e colaborativa traz diversos benefícios, como o aumento do engajamento e da retenção de conteúdo, além do desenvolvimento de competências interpessoais e de resolução de problemas. A pesquisa é uma ferramenta central nesse processo, transformando o aluno em um pesquisador ativo, capaz de buscar soluções e aplicar conhecimentos de forma prática. O professor assume um papel de facilitador e mediador, incentivando a curiosidade e o pensamento crítico, além de orientar os alunos na aplicação prática do conhecimento. Ele desempenha um papel transformador ao fomentar a autonomia e a responsabilidade no aprendizado, preparando os alunos para serem pesquisadores independentes e cidadãos críticos.

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Publicado

2025-03-07