Os Projetos e a Formação de Competências Pessoais e Profissionais na Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.70853/Palavras-chave:
Projetos Multidisciplinares, Educação Superior, Competências Pessoais, Competências Profissionais, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Problemas, Tutoria, Integração Teoria-Prática, Inovação, Desenvolvimento de Competências, Tecnologia na EducaçãoResumo
Este capítulo examina como os projetos multidisciplinares transformam a educação superior, promovendo tanto competências pessoais quanto profissionais essenciais no mercado de trabalho atual. Com base em experiências observadas, a integração de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), surge como uma ferramenta poderosa para unir teoria e prática de forma significativa. Ao longo do texto, também são analisados exemplos práticos da aplicação de tutoria no acompanhamento dos alunos, promovendo feedback constante e desenvolvimento de habilidades como autonomia, colaboração e liderança. Além disso, é discutido o papel crucial do alinhamento curricular com as demandas tecnológicas e de mercado, assegurando que os estudantes estejam preparados para enfrentar os desafios de um ambiente profissional em rápida transformação.