Competências, Habilidades e Atitudes no Trabalho com Projetos

Autores

  • Leandro Petarnella Autor

DOI:

https://doi.org/10.70853/

Palavras-chave:

Competências, Habilidades, Atitudes, Gestão de Projetos, Currículo Mundial

Resumo

Este trabalho visa explorar e refletir sobre o papel das competências, habilidades e atitudes (CHAs) no trabalho com projetos, enfatizando a importância de uma formação que vá além das habilidades técnicas para atender às demandas do mercado contemporâneo. Para tanto, compreende e discute a inter-relação entre competências, habilidades e atitudes no contexto do ensino superior e sua aplicação prática no trabalho com projetos. Justifica-se em função das rápidas mudanças provocadas pela globalização, transformação digital e as demandas da quarta revolução industrial, já que são delas a demanda por profissionais capazes de adaptar-se, inovar e liderar, qualidades muitas vezes subestimadas pelo currículo tradicional. Partindo de um ensaio teórico, explora, ainda, as práticas de sucesso e desafios enfrentados no contexto educacional global para destacar a urgência de uma educação que integre habilidades técnicas e comportamentais, preparando o estudante para ambientes profissionais que exigem não só conhecimento técnico, mas também soft skills, como comunicação e resolução de conflitos. Conclui que currículos focados apenas em habilidades técnicas deixam lacunas formativas importantes, resultando em profissionais bem qualificados tecnicamente, mas com limitações em habilidades essenciais para o trabalho colaborativo e a liderança e que, em função disso, emerge a necessidade de reformulação curricular com a adoção de metodologias que permitam o desenvolvimento completo dos estudantes, capacitando-os para um ambiente de projetos dinâmico e multidisciplinar, onde habilidades técnicas e comportamentais são igualmente indispensáveis.

Downloads

Publicado

2025-04-08