Educação a Distância: projetos como ferramenta de trabalho nas atividades extensionistas
DOI:
https://doi.org/10.70853/Palavras-chave:
Habilidades Socioemocionais, Formação Integral, Engajamento dos Alunos, Responsabilidade Social, CidadaniaResumo
Este trabalho explora a integração de projetos extensionistas no ensino a distância (EaD) como uma ferramenta eficaz para promover a formação integral dos alunos. O EaD oferece flexibilidade e acessibilidade, superando barreiras geográficas e temporais, enquanto as atividades extensionistas contribuem para a formação pessoal dos alunos, permitindo-lhes interagir com a comunidade e enfrentar desafios reais. Através dos projetos extensionistas, os alunos desenvolvem habilidades socioemocionais essenciais, como comunicação, escuta ativa e empatia, que são altamente valorizadas no mercado de trabalho. A Resolução nº 7/2018 estabelece a importância dessas atividades nos currículos de graduação, destacando a necessidade de integrar teoria e prática. A implementação desses projetos, apesar dos desafios como, por exemplo, o engajamento dos alunos, oferece oportunidades valiosas para o desenvolvimento pessoal e acadêmico, fortalecendo a conexão entre o aluno e a comunidade e, também, entre a instituição de ensino e a comunidade. Exemplo de atividade extensionista, ilustra o impacto positivo na formação dos alunos, promovendo uma educação mais completa e cidadã.