Projetos: ferramenta de trabalho cooperativo no ensino superior à distância
DOI:
https://doi.org/10.70853/Palavras-chave:
Projetos, Tecnologias na Educação, Ferramentas ColaborativasResumo
Este artigo objetiva discutir o papel dos projetos como ferramenta de aprendizagem colaborativa no ensino superior, particularmente no contexto da educação a distância (EaD). Devido a ascensão das tecnologias digitais, surge a necessidade de repensar as abordagens pedagógicas tradicionais, oportunizando a busca por métodos de ensino engajadores e centrados no aluno, corroborado pela ascensão das metodologias ativas de ensino. Nesse cenário, a aprendizagem colaborativa, mediada por ferramentas digitais como o Moodle, Google Workspace e Microsoft Teams, desponta como uma abordagem promissora. O artigo analisa os desafios e as oportunidades da integração da Web 2.0 na educação, com foco na formação de professores para a docência na web social e na superação da defasagem tecnológica entre docentes e alunos nativos digitais. Discorre sobre a necessidade de uma "nova" didática exploradora dos potenciais das ferramentas colaborativas e demais tecnologias emergentes como a inteligência artificial e big data, promovendo a interação, a coautoria e a construção conjunta do conhecimento. Por fim, o artigo examina algumas perspectivas da Web 3.0 e o impacto de tecnologias que metrifiquem perfis na educação, sugerindo que a "nova" didática precisa evoluir continuamente para incorporar inovações e preparar os alunos para os desafios do século XXI e do life long learning.