A Construção dos Saberes no Trabalho com Projetos na Educação Superior

Autores

  • Márcia Tostes Costa da Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.70853/

Palavras-chave:

Educação Superior, Aprendizagem por Projeto, Professor, Aluno

Resumo

Este artigo objetiva compor um arranjo de saberes a fim propor a metodologia de projetos na educação superior como um caminho a ser seguido a fim de atingir uma aprendizagem significativa e efetiva na educação superior. Discutimos que a implementação do currículo por projetos na educação superior é uma possibilidade de promover práticas pedagógicas inovadoras e exitosas por possuir os seguintes elementos: abordagens interdisciplinares do conhecimento, conexão entre teoria e prática, sintonia com a sociedade atual e acontecimentos ligados ao mundo do trabalho, desenvolvimento da autonomia do estudante na condução da aprendizagem, práticas autorais dos professores dentre outros. Entendemos que na atuação por projetos o professor deverá desenvolver:  postura investigativa, capacidade de explorar a temática, os recursos tecnológicos e os ambientes, facilidade em interagir com seus pares para ampliar os campos de conhecimentos, articular diferentes interesses e necessidades dos alunos conectando-as com sua intencionalidade pedagógica. Observamos que diante do trabalho por projetos o aluno necessita ter uma nova postura frente a aquisição do saber, desenvolver atitude de pesquisadores, protagonistas e emancipados na busca e construção do próprio saber, aptos para tomadas de decisões, arquitetos de projetos aplicáveis em suas vidas. Defendemos o currículo por projetos proposto por Keller-Franco e Masetto (2018), é um modelo viável para se pensar uma reforma na educação superior, porque o currículo por projeto traz em seu núcleo a possibilidade do trabalho por uma ideia central que chama para si as disciplinas, as metodologias, as práticas docentes e os conhecimentos para alimentar o projeto, com a potencialidade de interligar todos esses elementos.

Downloads

Publicado

2025-04-08