Propostas e Sugestões no Trabalho com Projetos nos Cursos Superiores
DOI:
https://doi.org/10.70853/Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Projetos, Educação Aplicada, Projetos Profissionais e de VidaResumo
O ensino superior enfrenta, nas últimas décadas, desafios que exigem uma constante revisão das metodologias educacionais, principalmente no que diz respeito à formação integral dos estudantes. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), embora não seja uma inovação recente, tem se mostrado uma das metodologias mais eficazes no desenvolvimento de competências que ultrapassam o conhecimento técnico, promovendo a autonomia, a resolução de problemas e o trabalho colaborativo. De acordo com Thomas (2016), a ABP conecta o aluno a problemas reais, encorajando uma postura mais ativa frente ao aprendizado e ao mercado de trabalho. Este fechamento se propõe a apresentar um aprofundamento nas propostas e sugestões para o trabalho com projetos nos cursos superiores, utilizando uma base teórica que parte de estudos realizados nos últimos dez anos. Ao considerar diferentes perspectivas e evidências empíricas, busca-se identificar práticas pedagógicas que podem ser aplicadas para o sucesso dessa abordagem, bem como discutir os desafios e soluções que surgem na sua implementação.