Proposta de aplicações da inteligência artificial e da ciência de dados no aperfeiçoamento da gestão da educação pública.
DOI:
https://doi.org/10.70853/Palavras-chave:
Inteligência artificial, Ciência de dados, Aplicações, Gestão, Educação públicaResumo
Este estudo investiga a aplicação da Inteligência Artificial (IA) e da Ciência de Dados (CdD) no campo da gestão da educação pública. O objetivo da pesquisa foi identificar e propor aplicações da IA e da CdD no aperfeiçoamento dessa gestão. Por meio de revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa exploratória, foram identificadas e propostas aplicações para aprimorar a tomada de decisões na gestão educacional eotimizar processos. A pesquisa resultou na proposta de um conjunto de 138 aplicações com potencial de beneficiar 16 perfis de atores do setor educacional, desde alunos e professores até gestores e a sociedade em geral, abrangendo, ainda, um diversificado espectro de políticas públicas da educação básica e superior e ampliando o conhecimento neste campo de estudo. Concluiu-se que a IA e a CdD possuem amplo potencial de contribuir parao aprimoramento e a transformação digital da administração pública educacional e para a indução da melhoria da qualidade da educação pública no Brasil.