Aplicações Médico-cirúrgicas de Holoimagem: uma perspectiva do presente para o futuro na educação ativa
DOI:
https://doi.org/10.70853/Palavras-chave:
Holoimagem, Cirurgia Geral, Educação MédicaResumo
A medicina tem avançado na área de tecnologia com a introdução de softwares capazes de trazer alta definição de imagens como ferramenta auxiliar em exames e procedimentos. A holoimagem, imagem com volume e profundidade real, tem sido desenvolvida e aplicada nas áreas cirúrgicas para fins de treinamento e capacitação médica associada a exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Em salas cirúrgicas híbridas é possível gerar a holoimagem de forma personalizada utilizando os exames de imagem do paciente como matriz formadora da imagem volumétrica. Na área educacional, o uso de holoimagem está diretamente associado ao estudo das perspectivas em anatomia por estudantes. Em um contexto de metodologia ativa, as holoimagens permitem que o professor realize a elucidação do conteúdo proposto de forma interativa através do corte em planos do órgão estudado. A ferramenta também promove queo aluno interaja fora das telas com as figuras formadas em diferentes dimensões, permitindo uma visualização completa do órgão sob diferentes ângulos, estabelecendo assim suas relações de profundidade e a proximidade com estruturas adjacentes. Além disso, a adoção deste tipo de imagem para a didática do ensino médico promove o aumento do engajamento dos estudantes e instiga o interesse no que tange ao estudo da disciplina base para a consolidação da carreira médica. Dentre os desafios a serem superados estão a necessidade de se portar computadores capazes de processar imagens com elevado grau de detalhamento e que sejam responsivos à velocidade aumentada no que se refere a mudança configuracional da holoimagem.