Educação a Distância como Movimento Ativo de Saberes e Justiça Social: democratização do ensino ou reforço das desigualdades?

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DOI:

https://doi.org/10.70853/

Palavras-chave:

Educação a Distância , Democratização do Ensino

Resumo

Este artigo, fundamentado na tese de doutorado de Patrícia Paiva Gonçalves Bispo, analisa a Educação a Distância (EaD) como uma modalidade que, ao mesmo tempo em que promove a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, enfrenta limitações que podem perpetuar desigualdades sociais. O curso de Pedagogia, que lidera as matrículas na EaD, é utilizado como eixo central da análise. A partir das contribuições teóricas de Pierre Bourdieu, José Carlos Libâneo e Zygmunt Bauman, discute-se como o capital cultural, o habitus e a lógica mercadológica influenciam a qualidade da formação docente. Por fim, apresentam-se reflexões críticas e caminhos para que a EaD possa cumprir seu potencial transformador.

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Publicado

2025-12-04