Contextos Formativos, Educacionais e Tecnológicos na Educação Médica Contemporânea

Autores

  • Leonardo Moraes Armesto Faculdade Focus Autor

Palavras-chave:

Educação Médica, Habilidades Médicas, Tecnologias em Saúde, Ensino-Aprendizagem, Prática-Profissional

Resumo

A prática médica é um processo de constante reverberação profissional no sentido de dar profundidade a sua relação conjunta ao paciente. Para tanto, dada abordagem deve ser construída já a partir de seu processo de formação ainda nos anos iniciais do curso de medicina, fundamentando uma série de habilidades que o formem educacionalmente mais humanos e próximo das nuances, dificuldades e camadas que envolvem o cuidado em saúde. Para tanto, é necessário o desenvolvimento integrativo entre contexto do saber técnico em medicina e saúde, vinculado a perspectivas tecnológicas e humanistas que possibilitem a construção de uma profissional mais amplo, ventilado e operador de instrumentos que retroalimentem sua conduta. Neste âmbito, o desenvolvimento tecnológico é ponto forte no fazer educacional e em ensino-aprendizagem, oportunizando mais amplo enriquecimento acadêmico-profissional. O estudo busca estudar a influência do advento de novas tecnologias, a uma prática médica mais hábil e efetiva. Essa abordagem justifica-se pela perspectiva de uma formação mais completa e mediada pelo ensino-aprendizagem prático e resolutivo. O estudo foi realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura a partir de busca nas bases de dados, SciELO, PUBMED e ResearchGate, selecionando publicações entre os anos de 2004 a 2024, nas linguas português, inglês e espanhol, disponibilizados na íntegra na base de dados de forma gratuita. Por fim, compreendeu-se a contemporânea importância de desenvolver-se a prática médica, mediada por recursos tecnológicos educacionais que melhor substanciem a performance profissional nos âmbitos da saúde e cuidado.

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Publicado

2024-07-24