Contribuições do Gestor Escolar na Formação Continuada dos Professores em uma Comunidade de Aprendizagem
Palavras-chave:
Formação Continuada na escola, Professoras, Educação Infantil, CriançasResumo
O presente trabalho é parte de uma pesquisa da tese intitulada “Como professores de Educação Infantil de uma comunidade de aprendizagem da rede pública traduzem a BNCC (Base Nacional Comum Curricular de Educação Infantil) em práticas pedagógicas”. Neste artigo objetivou-se refletir sobre as contribuições do gestor escolar na formação continuada dos professores em uma comunidade de aprendizagem. Esta pesquisa é um estudo descritivo-analítico de natureza qualitativa. Utilizou-se os instrumentos: observação, entrevista e análise documental.A diretora participante da pesquisa chama-se Damaris de Oliveira Galli que além de exercer o cargo de gestora escolar, também ocupava-se da função de formadora das professoras da escola. A pesquisa foi realizada na EMEI Décio Trujillo pertencente a rede pública de ensino, localizada no município de Barueri, na zona oeste da região metropolitana de São Paulo, que atende crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos.Constatamos dentro do campo da formação do professor na escola, que, quando os professores são apoiados, sustentados, incentivados e valorizados por um gestor que despende tempo com estudos, diálogo e parceria com seus docentes, eles se sentem fortalecidos e equipados para construir práticas pedagógicas que alcançam as crianças.