Contribuições do Gestor Escolar na Formação Continuada dos Professores em uma Comunidade de Aprendizagem

Autores

  • Márcia Tostes Costa da Silva Faculdade Focus Autor
  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami Autor
  • Maria de Fátima Ramos de Andrade Autor

Palavras-chave:

Formação Continuada na escola, Professoras, Educação Infantil, Crianças

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa da tese intitulada “Como professores de Educação Infantil de uma comunidade de aprendizagem da rede pública traduzem a BNCC (Base Nacional Comum Curricular de Educação Infantil) em práticas pedagógicas”. Neste artigo objetivou-se refletir sobre as contribuições do gestor escolar na formação continuada dos professores em uma comunidade de aprendizagem. Esta pesquisa é um estudo descritivo-analítico de natureza qualitativa. Utilizou-se os instrumentos: observação, entrevista e análise documental.A diretora participante da pesquisa chama-se Damaris de Oliveira Galli que além de exercer o cargo de gestora escolar, também ocupava-se da função de formadora das professoras da escola. A pesquisa foi realizada na EMEI Décio Trujillo pertencente a rede pública de ensino, localizada no município de Barueri, na zona oeste da região metropolitana de São Paulo, que atende crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos.Constatamos dentro do campo da formação do professor na escola, que, quando os professores são apoiados, sustentados, incentivados e valorizados por um gestor que despende tempo com estudos, diálogo e parceria com seus docentes, eles se sentem fortalecidos e equipados para construir práticas pedagógicas que alcançam as crianças.

Biografia do Autor

  • Márcia Tostes Costa da Silva, Faculdade Focus

    Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora de Educação Básica I na Prefeitura Municipal de Barueri. Atualmente é professora No Centro Universitário UNiBTA, Centro Universítario UFBRA e Faculdade FOCUS

  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami

    Doutora em Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Atualmente é professora adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura. 

  • Maria de Fátima Ramos de Andrade

    Doutora em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atualmente é professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie no Programa de Pósgraduação em Educação, Arte e História da Cultura.

Downloads

Publicado

2024-07-24