A Integração de Tecnologias Emergentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem na era da Educação a Distância: tendências e perspectivas futuras no ensino superior

Autores

  • Vitor Matheus Krewer Faculdade Focus Autor

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais, Tecnologias Emergentes, Metaverso

Resumo

A pandemia desencadeou um processo de aceleração na implementação e utilização de tecnologias da informação e comunicação no cenário educacional. Após o processo gradativo de recuperação da convivência social, novas tecnologias surgiram, modificando a forma como as próximas gerações se relacionam com a aprendizagem. Este artigo tem como objetivo examinar a integração de tecnologias emergentes, em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) no contexto da educação a distância (EaD), além de abordar conceitos vitais para a compreensão da relação entre espaço/tempo no engajamento do aluno. A pesquisa foi desenvolvida utilizando método qualitativo e exploratório pautado em artigos científicos focados na integração de novas tecnologias no ensino superior. Objetivou-se explorar algumas das principais tendências tecnológicas como formas de imersão no ciberespaço por meio de recursos computacionais e elucidar perspectivas futuras acerca da incorporação destas tecnologias como emergentes, por meio de laboratórios virtuais, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada e, uma possível futura utilização do metaverso na educação como uma concepção ousada e inovadora que virá a promover experiências educacionais remotas.

Downloads

Publicado

2024-07-24