Integração da Astronomia no Ensino Médio: BNCC e o potencial pedagógico dos canais Nerdologia, Spacetoday e Ciência Todo Dia do Youtube
DOI:
https://doi.org/10.70853/Palavras-chave:
Astronomia, Ensino Médio, BNCC, Divulgação Científica, YouTubeResumo
Este estudo investiga a inserção da Astronomia no Ensino Médio brasileiro à luz das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco no potencial pedagógico de três canais de divulgação científica no YouTube — Nerdologia, Space Today e Ciência Todo Dia. A pesquisa segue abordagem qualitativa e documental, combinando revisão bibliográfica, análise do texto normativo da BNCC e avaliação crítica de conteúdos audiovisuais. A análise partiu do mapeamento das competências e habilidades relacionadas à Astronomia no componente de Ciências da Natureza, identificando pontos de convergência com temáticas exploradas nos canais estudados. Em seguida, foram elaborados quadros comparativos que relacionam habilidades específicas da BNCC a vídeos selecionados, evidenciando como diferentes formatos narrativos e estratégias comunicacionais podem apoiar o desenvolvimento de capacidades como a interpretação de fenômenos em múltiplas escalas, a argumentação baseada em evidências e a modelagem de processos astronômicos. Os resultados revelam que, embora a Astronomia esteja formalmente prevista no currículo, sua implementação prática encontra barreiras significativas, como lacunas na formação inicial e continuada de professores, escassez de materiais didáticos atualizados e ausência de diretrizes metodológicas claras. Nesse cenário, o uso mediado de conteúdos digitais pode funcionar como recurso complementar relevante, desde que inserido em propostas pedagógicas estruturadas e integradas a metodologias ativas, como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e resolução de problemas. Conclui-se que a integração estratégica de mídias digitais — especialmente vídeos de divulgação científica — ao ensino da Astronomia potencializa o letramento científico, amplia o engajamento estudantil e contribui para a popularização da ciência, favorecendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada