Aprendizagem Baseada em Projetos: como instrumento efetivo de aprendizagem

Autores

  • Zenaide Peixoto dos Anjos Faculdade Focus Autor

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos, Metodologias Ativas

Resumo

Este artigo discute a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como uma metodologia ativa eficaz para promover uma educação significativa, contextualizada e interdisciplinar. Frente às transformações sociais e educacionais contemporâneas, destaca-se a necessidade de superar modelos tradicionais de ensino centrados na transmissão de conteúdos, valorizando práticas que estimulem o protagonismo discente, a resolução de problemas reais e a integração entre teoria e prática. A ABP é apresentada como uma estratégia pedagógica que favorece o desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e cidadãs, sendo respaldada por marcos legais da educação brasileira, como a Constituição Federal, a LDB, os PCNs, a BNCC e as DCNs. 

Downloads

Publicado

2025-10-28