Estudo de caso: estratégia de pesquisa e ensino nos cursos de graduação
Palavras-chave:
Estudo de caso, Metodologias Ativas, Ensino Superior, Pesquisa Qualitativa, Formação Acadêmica, Aprendizagem ColaborativaResumo
Este artigo discute o estudo de caso como estratégia metodológica e prática pedagógica nos cursos superiores de Graduação. Parte-se do pressuposto de que a pesquisa é componente fundamental da formação acadêmica crítica e reflexiva, sendo o estudo de caso uma ferramenta potente para articular teoria e prática, especialmente em contextos reais e complexos. São abordadas as contribuições do estudo de caso para o desenvolvimento de competências investigativas e socioemocionais dos estudantes, destacando sua relação com as metodologias ativas de ensino e com a aprendizagem colaborativa. Apresentam-se ainda as principais fontes de coleta de dados utilizadas nessa abordagem — como entrevistas, observações, documentos e registros audiovisuais — e as competências essenciais ao pesquisador para sua condução rigorosa. Defende-se que a adoção dessa metodologia no ensino superior favorece a formação de profissionais autônomos, críticos e eticamente comprometidos com os desafios sociais contemporâneos.