Sala de Aula Invertida e Práticas Pedagógicas: na Revolução Didática Participativa

Autores

  • Márcia Tostes Costa da Silva Faculdade Focus Autor https://orcid.org/0000-0003-1120-049X
  • Erika Maria Aguiar de Medeiros Silva Faculdade Focus Autor
  • Elouza Matilde França Santa Cruz Faculdade Focus Autor

Palavras-chave:

Sala de Aula Invertida, Práticas Pedagógicas

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a sala de aula invertida, componente das metodologias ativas, como uma possibilidade da revolução da didática participativa, bem como as Práticas Pedagógicas enquanto concretização da conexão teoria-prática e prática-teoria. Para tanto, apresenta-se duas Práticas Pedagógicas de duas alunas do curso de Pedagogia da Faculdade Focus na disciplina Práticas Pedagógicas. Percebeu-se que tanto as práticas pedagógicas, como a sala de aula invertida, em contributo com metodologia ativa tornam os estudantes mais ativos e protagonistas na construção do seu conhecimento. Evidenciou-se que na metodologia ativa a participação reflexiva do aluno é essencial e a aprendizagem pode ocorrer dentro e fora do espaço escolar, com ou sem a presença do professor, contudo, o papel do professor continua sendo essencial para o ensino e formação humanista, uma vez que é ele quem realiza a seleção da proposta didática diante da percepção individualizada dos alunos que possui em sua sala de aula.

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Publicado

2025-10-28