Sobre a Revista

A Revista Multidisciplinar de Ciências Gerais in FOCUS,  tem como objetivo promover e disseminar os estudos nas áreas de ensino e pesquisa em Ciências Gerais, bem como as multidisciplinaridades que cortam e influenciam o processo de saber, informação e conhecimento gerado e fluido. Isso se dá pelo princípio das movimentações e contextos profissionais do mundo globalizante e das humanidades inerentes ao indivíduo em interface com o mundo, tendo como fio condutor o processo do ser em formação e em contato com múltiplas culturas, experiências e notoriedades do território brasileiro. O periódico promove a disseminação das práticas de conhecimento e informação, a partir de uma política de acesso aberto.

Edição Atual

2024: O Trabalho com Projetos na Educação à Distância
					Visualizar 2024: O Trabalho com Projetos na Educação à Distância

A dinâmica da sociedade, na contemporaneidade, é cada vez mais intensamente mediada pela capacidade de exercitar o planejamento e execução em projetos, de forma a perfazê-los por maneira assertiva e resolutiva, buscando providenciar melhores desfechos, quer seja para uma pessoa, ou um coletivo muito maior. Não obstante, ao longo do tempo, a idéia de projeto foi revisitada, tratando de exemplificar as características e propriedades de cada local, tradições, interfaces culturais, modelos relacionais e tantos outros elementos capazes de diferenciar e/ou aproximar seus prismas e parâmetros de observação. Nisso, as atividades de comunicação representam a dimensão mais expressiva para o regulamento da sociedade e, em última via, para a instrumentalização da capacidade de interagir de forma organizada e funcional.

O emolduramento supracitado integra os propósitos de aprendizagem inerentes ao ser humano, em suas múltiplas e inexoráveis capacidades de ser e existir, validando-se por meio de seu reconhecimento pelo outro, bem como por sua avidez em termos de pertencimento e consolidação como agente participante de tribos e ciclos. Dessa forma, a combinação de seus propósitos filosóficos, saudáveis, financeiros e outros, define sua condição humana complexa, sujeita a constantes recomposições, desconstruções e metamorfoses, tão constantes quanto específicas, ser a ser.

Para tanto, a ação de conhecer, absorver e evoluir, fez parte de sua constituição desde sua essência, até sua concretude, mesmo que nos mais remotos processos de “ser humanidade”, até a requerente ordem “multifacetada” que cada um de nós precisa desempenhar em um âmbito globalizante e curiosamente versátil. Esse trajeto temporal e historiográfico foi nutrido por ampla capacidade de aprender e ensinar, em um processo tão célere, que beira a simultaneidade. Como instrumentalização da escala evolutiva, agregam-se tecnologias que assumem condutas humanas, limitam a variabilidade de percepções e acabam por esgotar, em muitas ocasiões, a interface biológica-cognitiva, na promessa de uma moeda de troca muito mais sistematicamente produtiva, milimetricamente acurada e capaz de proventos e percepções não sensíveis a nossos próprios olhos. Vigoram-se as inteligências artificiais (I.As)!

Nesse ponto, se vale a digressão: Nossa obra não retrata/defende a decomposição da evidência humana, bem como não assume a itinerância artificial, mas cuida de assimilar os benefícios de ambas, na resultante da didática educacional, na formação de um modelo de ensino-aprendizagem fluídico, ventilado e atento, e por fim, na avidez contínua das relações como mecanismo de convalidação para um ensino-superior de qualidade e evidência do bem em comum. Essa interpretação deságua em um livro debruçado sobre a perspectiva docente de projetos, como potência-maior da resistência e persistência das relações... inovadoras... fortalecidas e reais do ser humano.. demasiado humano.

Pensemos projetos e que façamos deles, o veículo que nos conduza em direção ao outro, em aprendizagem para o outro, e sobre a constituição do outro. Cada capítulo navegará nessa via, pela mente de personalidades atentas e críticas em um mundo que requer a troca em pares e anseia por métodos que reassumem a comunicação por horizontes (cri)ativos e inspiradores. Você, que é parte disso, é ponto crucial na triangulação de quem ensina, de quem aprende e do instrumento de conciliação desta atividade. Este livro materializa o projeto de educar por e para o aluno, através da prática e da profunda reflexão. Navegue conosco nessa jornada de construção de conhecimento compartilhado.

 

Leonardo Moraes Armesto

Novembro de 2024

Publicado: 2025-03-07

Edição completa

Ver Todas as Edições