Sobre a Revista

A Revista Multidisciplinar de Ciências Gerais in FOCUS,  tem como objetivo promover e disseminar os estudos nas áreas de ensino e pesquisa em Ciências Gerais, bem como as multidisciplinaridades que cortam e influenciam o processo de saber, informação e conhecimento gerado e fluido. Isso se dá pelo princípio das movimentações e contextos profissionais do mundo globalizante e das humanidades inerentes ao indivíduo em interface com o mundo, tendo como fio condutor o processo do ser em formação e em contato com múltiplas culturas, experiências e notoriedades do território brasileiro. O periódico promove a disseminação das práticas de conhecimento e informação, a partir de uma política de acesso aberto.

Edição Atual

v. 3 n. 1 (2024): Saúde e Educação em Sociedade
					Visualizar v. 3 n. 1 (2024): Saúde e Educação em Sociedade

A terceira edição da Revista Multidisciplinar de Ciências Gerais in Focus mergulha na convergência de dois alicerces fundamentais para a humanidade: saúde e educação. Este volume, intitulado “Saúde e Educação em Sociedade”, propõe-se a articular reflexões que permeiam os desafios e as potencialidades de integrar esses campos no cerne das dinâmicas sociais, culturais e científicas que moldam o presente.
No entrelaçar desses temas, avoluma-se a compreensão de que saúde e educação não se limitam a suas conceituações tradicionais, mas ampliam-se em horizontes multifacetados. São forças que, ao interagirem, constroem pontes entre a consciência individual e coletiva, entre o saber técnico e o afeto humano. Essa integração, sustentada por práticas reflexivas, traduz-se em diálogos mais profundos, no usufruto de pesquisas que transcendem paradigmas e na implementação de soluções capazes de promover transformações duradouras e sustentáveis.
Nesta atmosfera de encontros, o volume nos convida a refletir sobre como a saúde pode ser educativa e tecnológica e como a educação, por sua vez, tem o potencial de ser transformadora tanto na vida quanto na trajetória social. É nessa complementaridade que se forma o pensamento crítico e sensível, sustentado por narrativas que contemplam as influências culturais, históricas e econômicas que forjaram nossas sociedades.
O percurso é transformador, tal como reverberado por Paulo Freire; sinérgico á Nelson Mandela “[...] onde educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante, ao mesmo tempo em que se constitui como arma das mais poderosas, capaz de mudar o mundo..” Não obstante, saúde não ocupa-se em ausentar a doença, mas no reconhecimento da integralidade do ser... Assim, Oliver Sacks gera-nos a inflexão saúde-educação = liberdade.. in Focus. 
Tal como inspirado pela poética libertária de Sartre e Beauvoir: ..daquilo que faço com aquilo que fora feito de mim; na qual a nós não cabe o estreitamento das possibilidades ou a aceitação de um horizonte limitado, mas o reflexo da vida, assumindo um olhar ampliado e a inquietação intelectual que nos move em direção ao novo, ao possível, ao humano.
Estamos honrados em compartilhar este volume com você, estimado leitor, e desejamos que ele seja uma inspiração em sua trajetória pessoal e profissional. Boa leitura!

Publicado: 2024-12-20

Artigos

Ver Todas as Edições